Dor no peito pode ser doença do esôfago e não do coração!

Dor no peitoA chamada angina não cardíaca ou angina esofágica é descrita como sintomas de dor no peito tipo uma pontada ou aperto de forte intensidade, que pode se irradiar para as costas ou garganta. Geralmente, essa dor ocorre de forma inesperada em crises de poucos minutos.

E o que é isso?

A dor esofágica nada mais é do que uma contração de forte intensidade da musculatura da parede do esôfago, que se assemelha a uma câimbra. Os pacientes muitas vezes ficam bem assustados e procuram o pronto-socorro com receio de estar apresentando um infarto do coração. A avaliação cardiológica é realmente necessária para descartar causas cardíacas, devido ao potencial de gravidade que podem ter, ainda mais para aqueles que possuem fatores de risco como tabagismo, obesidade e sedentarismo.

E o que causa essa contração dos músculos do esôfago?

Existem várias causas que induzem essa contração intensa e anormal do esôfago, como as doenças motoras do esôfago, sendo a pseudodiverticulose espástica ou esôfago quebra-nozes a mais conhecida. No entanto, uma causa muito mais frequente é a agressão do conteúdo ácido do refluxo gastroesofágico, que dependendo da intensidade pode desencadear um espasmo no esôfago e dar essa sensação de dor e aperto no peito por alguns minutos.

Após descartada uma causa cardíaca para a dor por meio de exames é importante passar por uma avaliação criteriosa de uma especialista na área do aparelho digestivo para continuar a investigação e iniciar o tratamento necessário.

                O tratamento vai depender da causa do espasmo esofágico, se for um distúrbio motor podem ser utilizados nitratos, bloqueadores de canal de cálcio e até mesmo a injeção de toxina botulínica (Botox). Caso seja decorrente de um refluxo gastroesofágico pode-se realizar tratamento clínico com inibidores da bomba de prótons e procinéticos, além da importantíssima mudança do estilo de vida e dieta. Em alguns casos torna-se necessário a realização da cirurgia anti-refluxo via minimamente invasiva.

Dr Fernando Bray
CRM.SP 130063
Cirurgião do Aparelho Digestivo
Prime Medical Office
www.drfernandobray.com.br