O câncer de intestino ou colorretal são tumores malignos do cólon grosso e reto. Esse é um texto informativo para explicar os principais pontos que você deveria saber para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de intestino.
O câncer de intestino tem cura na maioria dos casos se descoberto precocemente. O tumor intestinal se inicia na parte interna do intestino como pólipos benignos que após sofrerem mutações podem tornar-se malignos.
O Câncer de intestino é frequente?
Infelizmente sim, a incidência eleva-se todo ano. É o terceiro câncer mais frequente em homens, após o de próstata e o de pulmão, é o segundo entre as mulheres, após o câncer de mama.
QUAIS O PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA PARA CÂNCER COLORRETAL?
Abaixo estão relacionados os principais fatores para câncer de intestino:
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER INTESTINAL?
Na maioria dos casos esses sintomas não são causados por tumores, no entanto, é importante ser avaliado por um coloproctologista para afastar essa hipótese.
COMO DETECTAR O CÂNCER DO INTESTINO PRECOCEMENTE?
O rastreamento do câncer de intestino pode ser realizado através do exame de Pesquisa de Sangue Oculto nas fezes, no entanto, o melhor exame para diagnosticar o câncer do intestino é a colonoscopia. Nesse exame uma câmera é inserida pelo reto e pode-se identificar lesões suspeitas e retirar pólipos pré-cancerígenos de todo o intestino grosso.
Clique aqui e saiba mais sobre o exame de colonoscopia.
E QUANDO DEVEMOS COMEÇAR A FAZER A COLONOSCOPIA?
Todos com 50 ou mais anos devem fazer colonoscopia para rastrear e prevenir o câncer colorretal. Inclusive, em alguns países já estão recomentando iniciar o rastreio a partir dos 45 anos.
No entanto, se apresentar sintomas ou possui os fatores de riscos pode iniciar o rastreio com colonoscopia ainda mais cedo.
Dr. Fernando Bray – CRMSP 130063
Doutor e Mestre em Ciências da Saúde
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
“Meu compromisso é prover saúde mental e do Sono através de informação de qualidade, tratamentos e recursos adequados e atualizados, com seguimento humanizado e focado na totalidade do indivíduo em seu bem-estar”.